segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Bispos Católicos culpam os eleitores por escolherem líderes que não sabem governar


 Bispos Católicos culpam os eleitores por escolherem líderes que não sabem governar


A Conferência Episcopal do Malawi (ECM na sigla em inglês) afirma que os eleitores são os culpados pela escolha de líderes que não conseguem governar adequadamente, embora também seja verdade que os líderes do país são responsáveis pelos muitos problemas que os malawianos enfrentam.

Os bispos católicos emitiram uma carta pastoral intitulada “A Triste História do Malawi”, na qual atacaram o executivo, o legislativo e o partidarismo no judiciário por não prestarem serviços públicos aos pobres. A mensagem vem inserida na última carta pastoral divulgada pela ECM, que compreende todos os Bispos Católicos das oito dioceses mais dois bispos auxiliares, divulgou.

Os bispos dizem que em vez de chegar à “Terra Prometida”, a actual administração levou os malawianos para “Bagamoyo”, uma cidade na costa leste da Tanzânia onde um escravo perderia toda a esperança de ser novamente livre.

“Estamos testemunhando uma grave falta de liderança credível e visionária no país. Esta é a causa “raiz” de todos os problemas que enfrentamos agora”, diz parte da carta.

Os bispos acusaram abertamente o governo de Lazarus Chakwera de corrupção desenfreada e de fracasso total no cumprimento das suas promessas de campanha.

Contudo, os bispos aplaudiram os esforços da Ordem dos Advogados do Malawi para fazer cumprir a justiça, mesmo quando o ministério da justiça e o poder judicial se mostram apáticos. Os bispos condenaram o envolvimento contínuo do governo com suspeitos de corrupção em contratos comerciais públicos multimilionários. 

A carta também faz referência a problemas de liderança no Malawi. Aponta que os bispos católicos se reuniram fisicamente e discutiram questões com o Presidente Lazarus Chakwera, mas sem sucesso, na medida em que o líder malawiano não deu seguimento aos seus compromissos. Os bispos também levantaram preocupações sobre a luta contra a corrupção, o nepotismo e a corrupção.

Outras questões incluem disputas intrapartidárias, a vitimização dos idosos, alegadamente, por serem feiticeiros e a necessidade de respeitar e cuidar da criação. Entre outros pontos, a carta apela aos malawianos para que cooperem com Deus para sair da confusão trazida pelo actual governo de Coligação, a Aliança Tonse. No entanto, a Conferência Episcopal diz que Deus não abandonou os malawianos, mas exige a sua cooperação para participar activa e sabiamente nas eleições do próximo ano.

A carta pastoral chegou no segundo domingo da Quaresma e foi lida ontem em todas as igrejas católicas. Em reacção à carta pastoral, o Ministro da Informação, que também é o porta-voz do governo, Moses Kunkuyu, disse que o executivo recebeu com apreço e determinação para fazer uso da sabedoria que foi oferecida.

O ministro acrescentou que o governo continuará a gerir compromissos com o clero em assuntos que afectam o país. “Não vamos envolvê-los numa resposta item por item, mas em vez disso não nos cansaremos de utilizar o envolvimento que temos com o clero de vez em quando”, disse. (Carta)

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Venâncio Mondlane manda Ossufo Momad para Justiça


Venâncio Mondlane solicita intervenção dos órgãos de justiça para a reposição da legalidade na RENAMO


O Deputado da Assembleia da República pela Bancada Parlamentar da RENAMO, Venâncio Mondlane, que anunciou recentemente a sua intenção de candidatar-se à presidência da RENAMO, convocou a imprensa na tarde desta sexta-feira, 23 de fevereiro, para anunciar algumas medidas para o que considera de reposição da legalidade na Perdiz. 


Segundo explicou à imprensa, uma das medidas foi a submissão de uma providência cautelar a solicitar que os órgãos de justiça obriguem o Presidente da RENAMO a convocar um congresso nacional do partido, conforme obrigam os estatutos. 


Outra providência cautelar visa solicitar os órgãos de justiça a anular todas as exonerações e nomeações feitas por Ossufo Momade depois do dia 17 de Janeiro, momento em que este estava fora do seu mandato presidencial. 


Na ocasião, Mondlane disse que todos os que anunciaram a sua intenção de se candidatar à Presidência da RENAMO, foram interditos de fazer política activa nas delegações políticas do partido.

 

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Tribunais não devem servir de correio dos documentos que vão ao CC


 “Tribunais não devem servir de correio dos documentos que vão ao CC”, diz Renamo


A bancada parlamentar da Renamo quer que os tribunais judiciais distritais tenham mais poder no acto eleitoral e não sirvam, apenas, de “correio ou canal de recepção dos documentos eleitorais que vão para o Conselho Constitucional”.


A intenção consta do projecto de revisão da lei submetido à Assembleia da República, no dia 15 de Janeiro, onde a bancada, segundo o deputado António Muchanga quer que os tribunais tomem decisões, tanto de anular, mandar repetir as eleições, mandar recontar os votos, como instância primária, nas áreas das suas jurisdições. 


Outra mudança que se espera com a revisão é que os tribunais possam aplicar penas e prisão aos infratores que cometem irregularidades durante o processo eleitoral, como nos casos de enchimento de urnas. 


“Estamos a perceber que as multas para os que cometem fraudes, tendo em conta que eles têm muito dinheiro, não sentem como se fosse punição, por isso, pedimos prisão efectiva aos prevaricadores”, disse Muchanga.


Para a bancada da Renamo, o Conselho Constitucional não deve ser a única instância com esses poderes. 


Segundo Muchanga, no projecto pede-se também a revisão do tempo de intervalo dado aos membros das mesas da assembleias de voto, durante o apuramento parcial, espera-se assim, que seja estipulado o intervalo de uma hora, logo após o encerramento das urnas e, depois ninguém mais deverá parar até o fim do apuramento.  


“O presidente de mesa que negar de dar edital ou entregar o edital não carimbado, ou não colar o edital no local previsto na lei, onde todos possam ter acesso, deverão ser penalizados” disse e acrescentou que “deve ser limitada a circulação da força policial no local da votação, sabemos que cada mesa de voto tem direito a um polícia, mas achamos que este não tem direito de circular , deve ter um espaço onde vai ficar que seja visível e em caso de necessidade será solicitado”.


Outro questão a ser revista é o apuramento intermédio distrital cuja bancada parlamentar da Renamo entende que a lei actual esclarece apenas com detalhes o apuramento na mesa, mas não acontece o mesmo com apuramento intermédio pela Comissão Nacional de Eleições, logo a seguir. 


Ainda esta semana, a bancada da Renamo irá submeter o projecto de revisão da lei sobre a eleição dos membros da Assembleia Provincial.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Filipe Nyusi diz que perder é normal e é preciso saber perder


 Filipe  Nyusi diz que perder é normal e é preciso saber perder


  O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, diz que é preciso saber perder e evitar fazer acusações pelos fracassos. Nyusi entende que ninguém entra numa batalha para perder  e o segredo é a preparação e é o que o seu partido está a fazer e fez no ano passado.  


Depois de ter vencido as eleições nas 60 autarquias do país, o presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, diz que o trabalho feito pelo seu partido no ano passado foi muito bom e este ano vai continuar a trabalhar para que seja ainda melhor. 


“Estamos a trabalhar no sentido de fazer melhor e acho que todos devem estar a pensar também em fazer melhor, então, vamos trabalhar neste sentido para evitar reclamações depois”, disse Nyusi. 


O presidente da Frelimo acrescentou, ainda que todos entram na luta para ganhar, mas é preciso em caso de perda, “saibam perder  o que é normal”.  


O presidente da Frelimo falava durante um evento organizado pelo partido, alusivo ao seu aniversário, assinalado no dia 9 de Fevereiro corrente.


Com cânticos, saudações e presentes, os camaradas de Filipe Nyusi, para além de o felicitar, prometeram continuar a apoiá-lo no seu trabalho enquanto Presidente da República para desenvolver o país, conforme disse Roque Silva, secretário- geral, em representação dos membros do partido. 


“O país tem estado a enfrentar muitas adversidades, são desastres naturais atrás de desastres naturais, guerras atrás de guerras, doenças atrás de doenças, mas nunca se vergou. Continue com essa verticalidade, com o sentido de saber servir, na certeza de que sim, os obstáculos de hoje e palmo a palmo iremos conquistar o bem-estar do nosso povo”, prometeu.


Os membros do partido, prometeram, ainda, afinar os trabalhos nas bases, para vitória nas próximas eleições. (O País)

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

FRELIMO VENCEU EM QUELIMANE MAS FOI ROUBADA, DIZ O PRIMEIRO SECRETÁRIO DO COMITÉ DISTRITAL


 *FRELIMO VENCEU EM QUELIMANE MAS FOI ROUBADA, DIZ O PRIMEIRO SECRETÁRIO DO COMITÉ DISTRITAL.* 


Na III Sessão do Comité Distrital da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), que teve lugar ontem (13) o Primeiro Secretário do Comité Distrital, *Laurindo Começar Piloto,* fez declarações impactantes sobre as recentes eleições autárquicas em Quelimane. Começar iniciou seu discurso enfatizando que, embora a FRELIMO tenha emergido como vencedora, acredita que a vitória tenha sido roubada.


Segundo Começar, as sextas eleições autárquicas foram marcadas por irregularidades, e ele expressou sua convicção de que os editais foram trocados em favor do partido da oposição. O Primeiro Secretário do Comité Distrital destacou a gravidade do ocorrido e afirmou que tais situações não devem se repetir nas eleições gerais programadas para o presente ano.


Além disso, Começar conclamou à união dos camaradas para a batalha que se segue nas eleições gerais, evidenciando a importância da coesão e da mobilização para enfrentar os desafios futuros.

domingo, 11 de fevereiro de 2024

LAM ATRASA TODOS VOOS POR FALTA DE COMBUSTÍVEL

 *LAM ATRASA TODOS VOOS POR FALTA DE COMBUSTÍVEL


*


As Linhas Aéreas de Moçambique atrasaram todos os voos marcados para hoje devido à falta de combustíveis para abastecer as aeronaves. O nosso jornal sabe que a razão de fundo é que a LAM está com altas dívidas com as gasolineiras.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

ADOLESCENTES ASSALTA NYUSI EM QUELIMANE

 ADOLESCENTES ASSALTA NYUSI EM QUELIMANE



 


Quatro adolescentes de idades que variam de quinze a dezassete anos, estão a contas com o Serviço Nacional de Investigação Criminal da Zambézia, por roubarem diversos materiais informáticos na Escola Secundária Geral Filipe Nyussi, onde estes eram estudantes.


Maximino Amilcar, porta-voz do SERNIC na Zambézia explicou que com estes foi possível recuperar um computador portátil, dezasseis teclados de computador e oito tabletes.

Quando questionado sobre se eles gozavam de imunidade por serem menores de 18 anos, a fonte exclareceu que apenas um de quinze anos goza deste direito enquanto os restantes serão responsabilizados criminalmente.


A nossa equipe ouviu o cabecilha do grupo que contou que tudo foi planeado por eles, e que a ideia era usarem os tabletes e o restante do material vender para fazer o uso do dinheiro no carnaval. 


Refira-se que ainda nas suas actividades operativas o sector recuperou duas motorizadas furtadas no bairro Manhaua.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Sidat ataca Chiquinho Conde!

 ‼️Sidat ataca Chiquinho Conde!



Os últimos pronuciamentos de Sidat indicam  que Chiquinho não irá renovar.


Sidat

"Um treinador é um líder,  devia saber aconselhar os jogadores para não entrarem em greves.

Se calhar não está feliz com as condições salariais que agente oferece a ele, o comportamento dele não ajuda. " disse Sidat.

Lil Wayne já tomou posse


 

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

BAI- BAI VAHANLE NÃO HÁ MANEIRA


BAI- BAI VAHANLE, NÃO HÁ MANEIRA

Vahanle finalmente vai entregar o poder. Depois de muita pressão interna  da Renamo Vahanle não aguentou e vai entregar o município de Nampula a Frelimo.

domingo, 4 de fevereiro de 2024

MANUEL DE ARAÚJO NÃO POUPOU A FRELIMO NO DIA DOS HERÓIS MOÇAMBICANOS


 MANUEL DE ARAÚJO NÃO POUPOU A FRELIMO NO DIA DOS HERÓIS MOÇAMBICANOS 


No dia dos heróis moçambicanos, Manuel de Araújo não deixou barato. Em uma entrevista alusivo ao dia dos heróis de Araújo disse: Hoje é um dia muito relevante, pois comemora-se o dia dos heróis moçambicanos. Aproveitou a ocasião para chamar atenção aos membros da Frelimo. Que fique bem claro que é o dia dos heróis moçambicanos e não da Frelimo,rematou.

sábado, 3 de fevereiro de 2024

OS LIVROS DO GOVERNO DE NYUSI

 


OS LIVROS DO GOVERNO DE NYUSI

A Educação em Moçambique vai de mal a pior, depois dos erros verificados nos livros da 6classe, chegou a vez da 5 classe. Como pode se ver na imagem, a palavra Blusa já se escreve Vlusa. Esse é apenas mais um erro de tantos que podem se verificar nos livros disponíveis no sistema de educação moçambicano. 

A sociedade mostra-se desesperada em relação ao futuro dos seus filhos e do país.

A pergunta que fica é: quem poderá salvar a educação em Moçambique?

Venâncio Mondlane declara-se vencedor das eleições presidenciais

 Venâncio Mondlane declara-se vencedor das eleições presidenciais  Venâncio Mondlane, o candidato independente suportado pelo partido Podemo...