quarta-feira, 22 de maio de 2024

Chipande distancia-se de golpista morto na RDC


 Chipande distancia-se de golpista morto na RDC


A Fundação Alberto Joaquim Chipande, de que é patrono o General com o mesmo nome, decidiu reagir aos vários questionamentos feitos na imprensa e redes sociais sobre sua alegada ligação ao Christian Malanga, que liderou a tentativa de deposição do Governo da República Democrática do Congo.

Através de uma nota, a Fundação repudia “veementemente” a violência e tentativa de alteração da ordem constitucional e procura demarcar-se de Malanga, apesar de este ter mantido encontros com Chipande.

“A Fundação reitera que não tem qualquer vínculo com as acções ilícitas do Sr Christian Malanga, bem como reafirma o seu compromisso com os valores de promoção da paz, legalidade e desenvolvimento social”, lê-se na nota, que igualmente encoraja as autoridades a investigar profundamente a entrada e as actividades de Malanga em Moçambique, “assegurando que quaisquer infracções sejam punidas de acordo com a lei”

Renamo condena manifestações contra reeleição de Ossufo Momade


 Renamo condena manifestações contra reeleição de Ossufo Momade

A Renamo diz que Venâncio Mondlane é passado na história do partido. José Manteigas diz ainda que não há razões para manifestações contra a reeleição de Ossufo Momade e que não teve conhecimento de agressões a jornalistas havidas no congresso.

terça-feira, 21 de maio de 2024

MINEDH mentiu: não há gráficas nacionais a imprimirem livros da 1ª, 2ª e 3ª classes*


 *MINEDH mentiu: não há gráficas nacionais a imprimirem livros da 1ª, 2ª e 3ª classes* 

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano faltou à verdade ao afirmar que os livros da primeira, segunda e terceira classes estavam a ser impressos a nível nacional. As gráficas que, supostamente, estariam a imprimir livros desafiaram o MINEDH a provar tais factos com documentos. Enquanto isso, os alunos fecharam o primeiro trimestre e arrancaram com o segundo sem manuais.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

DANIEL CHAPO ASSUME O CARGO DE SECRETÁRIO GERAL INTERINO DO PARTIDO FRELIMO


 DANIEL CHAPO ASSUME O CARGO DE SECRETÁRIO GERAL INTERINO DO PARTIDO FRELIMO


Após a renúncia de Roque Silva, que ocupava o cargo de Secretário Geral da FRELIMO, a Comissão Política do partido emitiu um comunicado oficial. Sob a direcção de Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da FRELIMO e da República de Moçambique, realizou-se, em 13 de maio de 2024, a II Sessão Extraordinária da Comissão Política, na Sede Nacional da FRELIMO.

Neste encontro, a Comissão Política designou Daniel Francisco Chapo como Secretário Geral Interino, até a eleição do novo Secretário Geral da FRELIMO, que ocorrerá durante a próxima Sessão do Comité Central.

O órgão político instou os militantes, simpatizantes e quadros do partido, em todos os níveis, a manterem o espírito de união, coesão, patriotismo e dinamismo nas ações do partido, visando a vitória nas eleições de 9 de outubro.

É relevante mencionar que Daniel Chapo, sucessor do atual Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, foi consagrado como tal na mencionada II Sessão Extraordinária.

Destacamos a sucessão de Roque Silva por Daniel Chapo como Secretário Geral Interino da FRELIMO e a exortação da Comissão Política para a união e dinamismo do partido visando as eleições.

Venâncio Mondlane e Manuel de Araújo “arrastam” multidões em Quelimane

Venâncio Mondlane e Manuel de Araújo “arrastam” multidões em Quelimane

Venâncio Mondlane está, desde ontem, em Quelimane, onde milhares de membros e simpatizantes da Renamo encheram o aeroporto para o receber, e com ele marchar pelas artérias da cidade. A marcha retomou este Domingo, contando sempre com a presença do edil Manuel de Araújo.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

COMISSÃO POLÍTICA DA FRELIMO AVALIA UMA "LISTA ENORME" DE "CANDIDATOS" À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


 COMISSÃO POLÍTICA DA FRELIMO AVALIA UMA "LISTA ENORME" DE "CANDIDATOS" À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

A Comissão Política da Frelimo iniciou esta quinta-feira, a avaliação dos pré-candidatos para a Presidência do partido e da República. 

"São vários candidatos, mas em princípio a lista será reduzida para três nomes", disse Francisco Mucanheia, membro da Comissão Política da Frelimo.

A sessão retoma amanhã às 9h00 na Escola do partido Frelimo na Matola e depois de encontrados os nomes, a sessão extraordinária do Comité Central do Partido, que tem como único objectivo a eleição do Candidato Presidencial da Frelimo, vai arrancar ás 13 horas. 


Venâncio Mondlane declara-se vencedor das eleições presidenciais

 Venâncio Mondlane declara-se vencedor das eleições presidenciais  Venâncio Mondlane, o candidato independente suportado pelo partido Podemo...